PLANO DE AULA 2
Objetivos Gerais:
§ Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
§ Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
§ Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
§ Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo, aos poucos, a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
§ Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
§ Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
§ Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
§ Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Eixo 1: Linguagem Oral e Escrita
A linguagem contribui para a formação do sujeito na sua interação com o outro, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Para a aprendizagem da leitura e escrita, a criança precisa compreender não só de que forma ela é representada graficamente, mas o que se representa lingüisticamente. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, à memorização e ao treino de um conjunto de habilidades sociomotoras. É, antes, um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que maneira a escrita alfabética, em português, representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
Estratégia/recurso/desenvolvimento:
1. Listagem dos nomes dos alunos;
2. Chamada;
3. Nomes incompletos; Ex.: BRUNA - ___RUNA;
4. Rimas;
5. Leituras simples pelo professor;
6. Interpretação oral;
7. Atividades impressas;
8. Ditado de sílabas.
EIXO 2: Matemática
O trabalho da matemática, tem como objetivo fazer a criança compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano.
Estratégia/recurso/desenvolvimento:
- Contagem, escritas numéricas e operações matemáticas;
- Grandezas e medidas: comparação de grandezas;
- Formas geométricas;
- Cores.
EIXO 3: Ciências
Objetivo/capacidade:
Discriminar características que identificam o corpo;
Reconhecer semelhanças e diferenças físicas que caracterizam cada pessoa;
Reconhecer partes do próprio corpo e suas funções.
Conteúdo:
Exploração e identificação do corpo;
Reconhecimento de semelhanças e diferenças que caracterizam cada indivíduo.
Estratégia/recurso/desenvolvimento:
1. Observar fotos de si próprio e dos colegas;
2. Classificação: Formar grupos dos mais altos e mais baixos, cabelos claros e escuros, mais altas e mais baixas.
3. Atividades impressas.
EIXO 4: Geografia/História:
Objetivo/capacidade:
Identificar características de sua família;
Identificar diferentes espaços físicos;
Relacionar a posição entre objetos no espaço, percebendo semelhanças e diferenças entre eles.
Conteúdo:
Identificar características de sua família;
Conhecimento sobre os diferentes espaços físicos utilizado pelo grupo familiar;
Relação de posição entre objetos no espaço;
Exploração do meio físico e social.
Estratégia/recurso/ desenvolvimento:
1. Qual aluno que possui a família maior;
2. Recorte de figuras de residências;
3. Jogos plásticos de casas (material concreto);
4. Entorno da sala de aula: residências, pontos comerciais, que tipo de construção.
EIXO 7: PSICOMOTRICIDADE
Objetivo/capacidade: Oportunizar momentos de ludicidade
Conteúdo: Jogo das Cores:
Estratégia/recurso/desenvolvimento:
Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.
Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.
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