Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PLANO DE AULA 2

PLANO DE AULA 2

Período:

Objetivos Gerais:

§ Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

§ Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;

§ Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

§ Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo, aos poucos, a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

§ Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;

§ Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

§ Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

§ Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Eixo 1: Linguagem Oral e Escrita

A linguagem contribui para a formação do sujeito na sua interação com o outro, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.

Para a aprendizagem da leitura e escrita, a criança precisa compreender não só de que forma ela é representada graficamente, mas o que se representa lingüisticamente. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, à memorização e ao treino de um conjunto de habilidades sociomotoras. É, antes, um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que maneira a escrita alfabética, em português, representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.

Estratégia/recurso/desenvolvimento:

1. Listagem dos nomes dos alunos;

2. Chamada;

3. Nomes incompletos; Ex.: BRUNA - ___RUNA;

4. Rimas;

5. Leituras simples pelo professor;

6. Interpretação oral;

7. Atividades impressas;

8. Ditado de sílabas.

EIXO 2: Matemática

O trabalho da matemática, tem como objetivo fazer a criança compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano.

Estratégia/recurso/desenvolvimento:

  1. Contagem, escritas numéricas e operações matemáticas;
  2. Grandezas e medidas: comparação de grandezas;
  3. Formas geométricas;
  4. Cores.

EIXO 3: Ciências

Objetivo/capacidade:

Discriminar características que identificam o corpo;

Reconhecer semelhanças e diferenças físicas que caracterizam cada pessoa;

Reconhecer partes do próprio corpo e suas funções.

Conteúdo:

Exploração e identificação do corpo;

Reconhecimento de semelhanças e diferenças que caracterizam cada indivíduo.

Estratégia/recurso/desenvolvimento:

1. Observar fotos de si próprio e dos colegas;

2. Classificação: Formar grupos dos mais altos e mais baixos, cabelos claros e escuros, mais altas e mais baixas.

3. Atividades impressas.

EIXO 4: Geografia/História:

Objetivo/capacidade:

Identificar características de sua família;

Identificar diferentes espaços físicos;

Relacionar a posição entre objetos no espaço, percebendo semelhanças e diferenças entre eles.

Conteúdo:

Identificar características de sua família;

Conhecimento sobre os diferentes espaços físicos utilizado pelo grupo familiar;

Relação de posição entre objetos no espaço;

Exploração do meio físico e social.

Estratégia/recurso/ desenvolvimento:

1. Qual aluno que possui a família maior;

2. Recorte de figuras de residências;

3. Jogos plásticos de casas (material concreto);

4. Entorno da sala de aula: residências, pontos comerciais, que tipo de construção.

EIXO 7: PSICOMOTRICIDADE

Objetivo/capacidade: Oportunizar momentos de ludicidade

Conteúdo: Jogo das Cores:

Estratégia/recurso/desenvolvimento:

Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.

Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário