Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA 1

Período:

Objetivo Geral: Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.

Obs: todos os conteúdos a ser trabalhado esta de acordo com os seguintes descritores ( D1, D2, D3, D4, D5, D6 , D7, D8 e D 10).

Primeiro momento: Acolhimento (cumprimento, boas vindas, música de boa tarde...)

Segundo momento: Oração (seguida de reflexão: agradecimento, pedido)

Terceiro momento: Estabelecer os combinados com a sala

Eixo 1: CONVERSA INFORMAL

Objetivo/capacidade: Oportunizar a linguagem oral

Ordenar idéias

Conteúdo: Fim de semana

Estratégia/recurso/desenvolvimento:

1. Acontecimentos ocorridos durante o final de semana.

EIXO 2: Português:

Objetivo/capacidade: Perceber importância da escrita e sua função na sociedade.

Conhecer o alfabeto em sua diversa forma, os nomes dos colegas.

Conteúdo: Alfabetização

Estratégia/recurso/desenvolvimento:

  1. Atividades impressas: vogais alfabeto e nome;
  2. Chamadinha;
  3. Bingo de letras e dos nomes dos alunos;
  4. Montar os nomes dos colegas, da professora dos pais usando o alfabeto móvel.
  5. Alfabeto Móvel e alfabeto ilustrado.
  6. Atividade no livro didático página 8 a 30.
  7. Ditado.

EIXO 3: Matemática:

Objetivo/capacidade: Desenvolver o raciocínio lógico matemático

Estimular habilidades de contagem

Conteúdo: Alfabetização

Estratégia/recurso/desenvolvimento:

1. Trabalhar os numerais de 1 a 4, introdução livro didático páginas 20 a 24.

2. Calendário do mês de Março.

3. Trabalhar atividades impressas no caderno números de 1 a 4 e escrita por extenso.

4. Trabalha na rodinha com as tampinhas, formar o nome do numeral utilizando o alfabeto móvel, jogar o bingo de números.

Tarefa de casa.

· Atividades de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula.

EIXO 4: Ciências:

Objetivo/capacidade: Reconhecer que ele é um ser Único no mundo, localizar-se no tempo e no espaço.

Conteúdo: Identidade

· Você é Único.

· Trabalhar o corpo humano.

· Realizar as atividades com foto no caderno.

Estratégia/recurso/ desenvolvimento:

1. Foto;

EIXO 5: História e geografia:

Objetivo/capacidade: Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.

Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a socialização entre os mesmos.

Conteúdo:

  • Pesquisar a origem do seu nome.
  • Pedir aos alunos para providenciar a sua certidão de nascimento.
  • Após a pesquisar trabalhar o nome e a certidão de nascimento de cada um.
  • Fazer leitura na rodinha nome, data de nascimento, nome dos pais, rua onde mora, escola que estuda.

Estratégia/recurso/ desenvolvimento:

1. Certidão de nascimento;

2. Auto-retrato e escrita do nome:

3. Distribuir para a turma papel e lápis. Cada aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as "fotos" e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, fala algumas coisas sobre si. Os trabalhos ficam expostos na sala de aula ou no pátio da escola.

EIXO 6: ARTES

Objetivo/capacidade: Proporcionar momentos de descontração

Incentivar a criatividade

Conteúdo:

  • Confeccionar uma surpresa para as mães pelo dia Internacional da mulher.

Estratégia/recurso/ desenvolvimento:

1. Lixa de unha

EIXO 7: PSICOMOTRICIDADE

Objetivo/capacidade: Oportunizar momentos de ludicidade

Conteúdo: Jogo das Cores:

Estratégia/recurso/desenvolvimento:

Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor.

Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário